Mídias Sociais para Mães Empreendedoras – Dicas Práticas

Quer saber por que usar as mídias sociais é tão importante para o seu negócio atualmente?

 

As mídias sociais, hoje, fazem parte da nossa rotina diária. Tenho certeza de que assim como eu, você também passa, pelo menos alguns minutos todos os dias olhando o feed de pelo menos uma rede.

Elas surgiram nas últimas décadas e, sem dúvidas, vieram para ficar! Mesmo que com o tempo a atenção das pessoas mude de uma rede para outra.

Hoje, elas são muitas, como Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Linkedin, Snapchat, Google +, Tumblr, Pinterest etc. Essas são só algumas e a tendência é que nos próximos anos o número de mídias sociais só aumente.

Com a popularização dessas redes, é claro que elas também iriam atrair a atenção de empreendedores. E, sobretudo, porque essa estratégia de marketing é acessível e gratuita, hoje, todo empreendedor que deseja crescer no mercado deve aproveitar todo o potencial das redes sociais.

E, é claro, nós, mamães empreendedoras, também devemos aproveitar todo esse potencial!

E é justamente para te ajudar com isso que eu resolvi escrever o artigo de hoje! Nele você irá aprender como as redes sociais podem ajudar você a alavancar o seu negócio. E, além disso, você vai aprender também dicas práticas para bombar nas redes sociais mais usadas. Vamos lá?

 

Como as mídias sociais ajudam alavancar o seu negócio

 

Redes Sociais

 

 

  • Interação e engajamento

Em primeiro lugar, quando pensamos em utilizar as redes sociais como estratégia de marketing digital é impossível não pensar em interação e engajamento.

Nenhuma outra estratégia permite que você interaja com os seus clientes em potencial de forma tão simples, rápida e efetiva! E, hoje, a interação é essencial para os clientes.

Quando você, por exemplo, responde a comentários nas mídias sociais, as pessoas se sentem queridas. Elas entendem que você realmente está disposto a ajudá-las e oferecer o melhor para elas. Por isso, quando você for oferecer um produto, elas também vão levar tudo isso em consideração.

Além disso, as redes sociais também são excelentes para tirar dúvidas e resolver possíveis objeções que os clientes em potencial tenham em relação ao seu negócio ou o seu produto.

Por isso, use e abuse dos comentários e procure sempre responder, comentar e interagir com os seus clientes em potencial.

As redes também são uma excelente forma de engajar os seus clientes potenciais. E tenha certeza que são justamente essas pessoas que irão comprar de você! Por isso, procure postar sempre conteúdo interessante e relevante para a sua audiência.

Por último, também é importante destacar que nas redes sociais um dos tipos de marketing mais poderosos acontece. O marketing de indicação.

Na hora de comprar um produto, as pessoas levam em consideração a opinião de outras pessoas que usaram esse produto. Por isso, todas as curtidas, os comentários e os compartilhamentos servem de propaganda positiva para o seu negócio.

Quando alguém vê você falando dos benefícios do produto que você oferece, talvez ela fique desconfiada. No entanto, quando ela vê diversos compartilhamentos, curtidas e comentários de outras pessoas, falando o quanto esse produto é bom, ela fica muito mais segura para comprar.

 

  • Crie uma identidade para o seu negócio

As redes sociais também são uma excelente forma de criar e manter uma identidade para a sua marca. Isso, principalmente, para quem é a cara do próprio negócio (como eu).

Ao ter páginas e perfis nas mídias sociais fica muito mais fácil as pessoas saberem mais sobre o seu negócio. Pois você pode compartilhar muito mais sobre aquilo que você pensa e acredita.

Por isso, ao criar os perfis e mesmo o conteúdo, procure pensar nisso. Pense na identidade que você quer que o seu cliente veja através dos perfis. Divida não apenas conteúdo sobre o seu negócio, mas sobre os seus valores, os seus ideais e a sua missão.

Criar uma identidade também te ajuda a se destacar no meio da multidão. Pense no que você tem que é só seu e no que faz você se diferenciar dos outros concorrentes.

Tudo isso é importante para ajudar no crescimento do seu negócio e na sua relação com os seus clientes.

 

  • Mantenha o seu cliente em potencial sempre por perto

Quando você publica um artigo novo no seu blog, talvez nem todos os seus clientes em potencial que acompanham o blog irão ler aquele artigo.

No entanto, um post de uma rede social aparece no próprio feed dos seus seguidores e, portanto, fica muito mais fácil chamar a atenção das pessoas dessa forma.

Além disso, nem todo mundo tem tempo para ler os artigos no blog toda semana, mas os posts nas redes são conteúdos, muitas vezes, mais curtos. E, portanto, há mais chances de serem vistos.

Esse é outro motivo para você criar sua página ou perfil nas redes sociais. Pois assim, você mantém os seus clientes em potencial mais perto de você.

Como Criar Um Negócio Online Partindo Do Zero

Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis o E-book!>

 

2 dicas práticas na hora de postar seu conteúdo nas mídias sociais

 

E agora que você já entendeu como as mídias sociais podem ajudar você. Confira abaixo 2 dicas práticas na hora de usar as redes sociais. Apesar de serem dicas bem simples, elas fazem toda a diferença!

 

1- Frequência das postagens

Postar com frequência é muito importante! Se não for possível postar todos os dias, poste pelo menos 3 ou 4 dias na semana.

Isso garante que as pessoas estarão em contato constante com o seu negócio e com os produtos que você oferece.

Além disso, procure postar sempre nos mesmos dias ou nos mesmos horários. Dessa forma, você usa o gatilho mental da antecipação.

As pessoas sabem quando você irá postar e ficam sempre esperando pelo seu conteúdo. Se você oferecer conteúdo realmente relevante para elas e que elas gostem.

Também é importante descobrir quais os melhores dias e horários para postar o seu conteúdo. Dessa forma, você garante que ele será visto pela maior parte da sua audiência.

E a melhor forma de se fazer isso é testar, testar e testar de novo. Por isso, procure anotar os dias e horários que você postou por duas ou três semanas e depois disso, modifique o horário e anote tudo de novo.

Assim, você vai descobrir o que funciona melhor para a sua audiência. Depois de saber quais os melhores dias e horários, procure sempre postar ou programar as publicações para esses momentos.

 

2 – Conheça o seu público

Também é muito importante que você conheça o seu público. Isso aumenta muito as chances de você realmente transformá-los em fãs do seu negócio.

Para isso, pergunte a opinião deles sempre que puder, peça comentários e analise o comportamento dessas pessoas. Procure saber quais são os principais interesses, as principais dificuldades e desafios diários enfrentados por eles.

Analise também o desempenho das suas postagens: que tipo de postagem dá mais resultados, quais assuntos tem mais engajamento?

Com esses dados em mente fica muito mais fácil saber que tipo de conteúdo escolher para esses clientes em potencial. E, não apenas isso! Fica mais fácil saber até mesmo que linguagem usar, quais assuntos você deve dar mais atenção etc.

 

Dicas práticas para trabalhar em cada rede social

 

midias sociais

 

Como eu disse lá em cima, hoje existem muitas redes sociais. No entanto, no artigo de hoje vou focar nas três principais.

Elas são as que dão melhores resultados e, se você está começando a sua estratégia de marketing digital agora, essas são as 3 redes perfeitas para alavancar o seu negócio nesse momento.

É importante lembrar que, qualquer que seja o seu modelo de negócio, é possível usar as redes sociais em seu favor. Basta saber as especificidades de cada rede e os pontos fortes do seu negócio!

Confira abaixo as dicas:

 

1- Como alavancar o seu negócio com o Youtube

O Youtube é, atualmente, uma das redes sociais mais queridinhas no Brasil e no mundo. E a tendência é de que ele continue crescendo nos próximos anos.

Ele faz uso de um dos tipos de conteúdos que o público mais gosta hoje em dia, os vídeos. Muitas pessoas preferem ver um vídeo a ler um artigo, por exemplo. E esse tipo de conteúdo tende a crescer nos próximos anos.

Isso acontece por vários motivos, como por exemplo, temos uma vida corrida e é possível ver um vídeo no Youtube enquanto fazemos outra coisa. Além disso, muitas pessoas aprendem melhor vendo um vídeo do que lendo um artigo.

Por tudo isso, usar o Youtube para alavancar as suas vendas é uma excelente estratégia! Nessa rede, você pode aproveitar para postar diversos tipos de conteúdo.

Em primeiro lugar, você pode usá-la para os famosos tutoriais. É possível criar tutoriais para praticamente todo tipo de negócio, de produtos físicos ou digitais.

Além disso, o Youtube também pode ser usado para apresentar seus produtos, sejam eles quais forem. Ele permite que você faça isso de uma maneira muito mais próxima do seu cliente em potencial, diferente dos artigos.

Outra estratégia muito utilizada é transformar os seus artigos em vídeos e disponibilizá-los no Youtube. Assim, as pessoas podem escolher entre ler o artigo ou ver o vídeo, de acordo com as próprias preferências.

Ou você pode também criar vídeos para complementar os seus artigos. Falando sobre pontos que realmente complementem o assunto dos seus artigos.

Também é importante lembrar que é possível trabalhar SEO nessa rede. E que quando pesquisamos alguns termos no Google, também recebemos resultados em forma de vídeos do Youtube. E isso pode ser mais uma maneira de aumentar o tráfego do seu negócio.

 

2 – Como alavancar o seu negócio usando o Instagram

Apesar de ser uma rede mais nova, diferente do Youtube e do Facebook, o Instagram tem feito muito sucesso nos últimos anos. E a tendência é de que ele continue a crescer daqui para frente.

No Instagram, você pode postar fotos e vídeos curtos. E você também pode usá-lo de diversas formas.

Se você trabalha com produtos físicos, a saída mais óbvia é abusar das fotos dos seus produtos. No entanto, também é possível criar tutoriais curtos de como usá-los e mostrar resultados dos seus produtos, se isso for possível.

Além do conteúdo relacionado ao seu negócio, você também deve postar conteúdo relacionado ao seu nicho e de interesse do seu público.

Se você trabalha com produtos de moda, por exemplo, você pode postar como combinar as peças, ideias de looks etc.

Essa última dica é muito importante! Pois é assim que você vai atrair cada vez mais pessoas para o seu negócio, além de criar um relacionamento com elas. E, acredite, tudo isso facilita muito na hora de vender!

O grande diferencial do Instagram são as hashtags. Com elas, fica muito mais fácil encontrar pessoas que têm interesses relacionados ao seu nicho.

Portanto, pense em diversas hashtags e até mesmo pesquise seus concorrentes e descubra as hashtags que eles estão utilizando. Dessa forma, o seu número de seguidores crescerá muito mais rápido e você aumentará as vendas em pouco tempo.

3 – Como alavancar o seu negócio com o Facebook

Por último, vamos falar da rede social mais utilizada do Brasil, o Facebook.

Neste ano, o Facebook atingiu a marca de 2 bilhões de usuários! O que quer dizer que, não importa qual o seu nicho, você vai encontrar seus clientes em potencial nessa rede.

A ideia nela é criar uma página do seu negócio. E, nesta página, também falar sobre o seu negócio, em específico, e sobre o seu nicho.

O segredo no Facebook também é participar de grupos no seu nicho e estar sempre se relacionando com as pessoas nesses grupos. Dessa forma, você também aumenta rapidamente o alcance da sua página.

Além disso, aproveite para compartilhar o seu conteúdo, do blog e mesmo do Youtube nesses grupos. Assim você também consegue aumentar o tráfego.

O Facebook também pode ser usado com vários objetivos. Primeiro, sempre que você postar um artigo novo no blog, faça uma publicação na sua página para levar as pessoas para o blog.

E crie também publicações exclusivas para postar no Face, como fotos, vídeos e textos curtos. Tudo isso também ajuda você a construir uma audiência cada vez maior e que realmente se interesse por aquilo que você tem a dizer.

 

Vamos lá?

social media

Depois de ler este artigo, tenho certeza de que você já está muito mais preparada para usar as mídias sociais no seu negócio.

Como eu disse, não importa que tipo de negócio você tenha, seja você uma afiliada, tenha um e-commerce ou mesmo que você trabalhe fabricando artesanato, usar as redes sociais vai te ajudar.

Com elas você vai encontrar muito mais clientes em potencial, vai fazer muito mais vendas e vai transformar essas pessoas em verdadeiros fãs da sua marca.

Por isso, vamos lá! Crie o perfil do seu negócio nas redes sociais agora mesmo. E se quiser, deixe o link ali nos comentários, assim eu também posso te seguir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *