Como administrar o tempo: 5 práticas simples que vão salvar o seu dia

Você sabe como administrar o tempo? Vive se perdendo em meio a tantas tarefas? Conheça 5 práticas que vão te ajudar a ter tempo extra no dia a dia.

 

como administrar o tempo

 

Gerenciamento de tempo é uma habilidade que nem todas as pessoas conseguem desenvolver, concorda?

Se você nunca disse a frase “estou sem tempo”, que atire a primeira pedra!

Estamos vivendo numa era de urgência, em que temos que nos desdobrar para dar conta de tantas coisas ao mesmo tempo: casa, filhos, trabalho, estudos, relacionamento, lazer, cuidados pessoais, vida social… E por aí vai!

Também por essa razão, com o objetivo de ter mais tempo livre, muitas pessoas estão optando pelo trabalho Home Office. Mas vale lembrar que, mesmo trabalhando em casa, é fundamental saber administrar o tempo para aumentar a produtividade.

Para te ajudar nessa demanda, nós preparamos esse artigo com 5 estratégias simples para você, mãe empreendedora, aprender como administrar o temposalvar o seu dia.

 

5 dicas de como administrar o tempo e render mais

 

  1. Planejamento

Para administrar o seu tempo, você precisa organizar e planejar suas tarefas.

Algumas pessoas se dão muito bem com rotinas estruturadas, outros têm mais dificuldade para seguir regras, horários e planejamentos. Mas não há dúvida: esse é o pilar do gerenciamento de tempo.

Para aqueles que conseguem cumprir planejamentos com facilidade, uma boa opção é se guiar por planilhas. Assim, é possível calcular as horas que serão gastas em cada tarefa e visualizar os resultados.

Quando visualizamos, registramos melhor as informações. Nem sempre nossa memória nos ajuda a lembrar de todas as coisas que temos que fazer.

 

  1. Prioridade

Também é importante estabelecer prioridades para administrar o tempo. Muitas vezes desperdiçamos horas e horas em atividades improdutivas, ou menos urgentes, enquanto postergamos tarefas mais importantes.

Novamente entra em pauta a personalidade de cada um. Alguns conseguem se guiar facilmente por uma lista de tarefas, por exemplo, outros não. Mas toda habilidade pode ser desenvolvida com um pouco de treino.

Em uma lista de tarefas, você pode enumerar e programar suas atividades de acordo com a urgência de cada uma.

É comprovado pela ciência que quando atingimos metas nosso cérebro desencadeia sentimentos de bem estar e autorrealização. Isso acontece porque a dopamina é acionada (neurotransmissor).

Isso significa que toda vez que você riscar um item da sua lista de tarefas, terá a sensação de objetivo alcançado e motivação para prosseguir com suas atividades.

como administrar o tempo no trabalho

  1. Foco e concentração

Principalmente para quem trabalha em casa, manter o foco o tempo todo não é uma missão fácil de ser cumprida.

Sempre somos interrompidos por distrações: uma mensagem no celular; uma visita surpresa; um filho querendo atenção.

Para evitar essas distrações você deve:

  • Escolher um lugar tranquilo e reservado para trabalhar;
  • Definir horários e metas para cumprir no dia;
  • Durante o trabalho, evitar televisão, celular, etc.;
  • Se dedicar a uma tarefa por vez e esquecer o restante (isso vale tanto para o trabalho, quanto para o lazer e momentos com a família).

 

  1. Comprometimento

Seja qual for a atividade que você pretende realizar, deve se comprometer com ela e com seus prazos.

Um dos piores inimigos do ser humano é a procrastinação.

O que significa procrastinar? Deixar para fazer depois.

Quem nunca fez isso, não é mesmo?

O procrastinador acredita na sua capacidade de cumprir suas tarefas aos “45 minutos do segundo tempo”. Mas isso é um erro. Deixar para a última hora pode causar muito estresse e afetar a qualidade do trabalho.

Para administrar seu tempo com sucesso, e não cair nas garras da procrastinação, se comprometa com seu planejamento e respeite os prazos.

 

  1. Respeito aos próprios limites

Um erro que a maioria das pessoas comete, pensando que vão aumentar a produtividade, é assumir mais atividades do que pode.

O corpo cansa, a mente cansa! Por mais que existam técnicas para administrar o tempo e aumentar a produtividade, é necessário respeitar os próprios limites.

Se esforçar e ‘forçar’ são coisas diferentes. Não caia no erro de se forçar além dos seus limites, isso vai produzir resultados contrários. Sua produtividade pode declinar e, com isso, suas atividades vão se acumulando.

Experimente praticar essas 5 dicas dia após dia, e veja o quanto vai aumentar a produtividade, administrar seu tempo e ter mais qualidade de vida.

“O tempo dura bastante para aqueles que sabem aproveitá-lo”. Leonardo da Vinci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *